Formação, Atração e Fixação de Recursos Humanos na Amazônia

Belém – Junho, 2010. O Simpósio Formação, Atração e Fixação de Recursos Humanos na Amazônia aconteceu no dia 17 de junho de 2010, na Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém – PA.

Formação, Atração e Fixação de Recursos Humanos na Amazônia

Belém, Brasil
17 de junho de 2010

Entendendo a Amazônia como uma região estratégica para o Brasil e para o planeta, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) instituiu um Grupo de Estudos sobre a Amazônia. A partir da mobilização de alguns dos principais cientistas brasileiros que desenvolvem pesquisa na e sobre a região, este grupo produziu um documento que advoga a adoção de um novo paradigma de desenvolvimento para a Amazônia, baseado numa sólida base local de C&T, que ao mesmo tempo em que gera empregos, renda e inclusão social, seja também sustentável do ponto de vista ambiental.

Como parte deste processo, a ABC realizou diversas reuniões com atores fundamentais no cenário de C&T da Amazônia e do país, para discutir o documento “Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI“. Visando aprofundar e avançar sobre as reflexões acumuladas até o Simpósio “Amazônia: Desafios e Perspectivas da Integração Regional”, realizado no Memorial da América Latina, nos dias 16 e 17 de novembro de 2009, em São Paulo, a ABC organizou, no período de 17-18 de junho de 2010, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Simpósio “Formação, Atração e Fixação de Recursos Humanos na Amazônia”.

O intuito da ABC com este Simpósio foi realizar uma reflexão crítica sobre os principais gargalos e desafios para o fortalecimento do capital humano e da relação academia-empresa na região. A dinâmica do Simpósio teve por objetivo fugir das propostas de uma reunião tradicional, com apresentações de programas e ações já desenvolvidas. Desta forma, a ABC buscou suscitar um debate dinâmico, que extraiu, de cada participante, visões estratégicas que alimentaram uma tempestade de ideias sobre recursos humanos na Amazônia.

Programa

Lista de Participantes

Adalberto Val
INPA
E-mail: [email protected]

Andrea Ribeiro dos Santos
UFPA

Carlos Edilson Maneschy
UFPA

Carlos Nobre
INPE
E-mail: [email protected]

Cecília Nunez
INPA

Elisa Oswaldo-Cruz Marinho
ABC
E-mail: [email protected]

Emmanuel Tourinho
UFPA

Horacio Schneider
UFPA
E-mail: [email protected]

Izildinha Miranda
UFRA

Jacob Palis
ABC
E-mail: [email protected]
Jofre Freitas
UEPA

Jorge Porto
INPA

José Carlos Tavares Carvalho
UNIFAP

José Seixas Lourenço
UFOPA

Luis Carlos Bassalo Crispino
UFPA

Luis Carlos da Silveira
Instituto Vale

Luiz Hildebrando Pereira da Silva
IPEPATRO
E-mail: [email protected]

Marcos Cortesão Barnsley Scheuenstuhl
ABC
E-mail: [email protected]

Marília Brasil
UEPA/UFPA

Nilson Gabas Jr
Museu Goeldi

Paulo Sergio Lacerda Beirão
UFMG

Pedro Walfir
UFPA

Reinaldo Corrêa Costa
INPA

Roberto Dall’Agnol
UFPA
E-mail: [email protected]

Sandra Zanotto
UEA

Ubiratan Bezerra
UFPA/FAPESPA